terça-feira, 2 de outubro de 2012


Resumo do texto: Aprendizagem continuada ao longo da vida, o exemplo da terceira idade.
(14/09/12)

O indivíduo precisa entender que para sua formação, para viver e ser capaz de atuar na sociedade do conhecimento, não pode ser pensado como algo que acontece apenas no ambiente escolar e sim uma atividade contínua, estendendo-se ao longo da vida.
A analise dos processos de aprendizagem nos diferentes períodos de nossas vidas, mostra que a aprendizagem como construção de conhecimento acontece na infância e na terceira idade.
A necessidade de continuar a aprender mesmo depois de formados, tem sido atualmente o mercado produtivo. As pessoas precisam se aprimorar continuamente e se atualizar para vencer novos desafios, em qualquer ambiente de  trabalho.
Os conceitos de aprender esta muito vinculado aos diferentes períodos da vida de uma pessoa. A proposta de aprendizagem que se dá na infância deve ser a mesma que se dá nas experiências com a terceira idade. A análise do que acontece com a aprendizagem durante diferentes período sem nossa vida mostra que o período escolar e profissional, de maior  vigor mental está misturado entre o período da infância e o da terceira idade e que continuamente a verdadeira construção do conhecimento, o prazer de aprender em vez da memorização de informações e da escola maçante e chata.
O que significa ensinar a aprender?  
O conceito de aprender está vinculado ao de ensinar, mas as concepções atuais sobre aprendizagem mostra que a ação de ensinar pode provocar diferentes tipos de aprendizagem. Aprender significa memorizar a informação que foi transmitida. Quanto menos interferência, da sua capacidade mental na alteração da informação passada pelo professor, melhor. Mas o educador pode assumir outra dimenção em que o ensinar pode significar proporcionar condições para que a aprendizagem seja produto de um processo de construção de conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário