quarta-feira, 17 de outubro de 2012


Resumo do texto: Tecnologia na escola: Criação de redes de conhecimento
(14/09/12)
Por Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida
O IBGE aposta que existe muitas pessoas que são analfabetos funcionais, pessoas que não completaram as quatro primeiras séries do ensino fundamental, por outro lado, o mundo digital invade nossas vidas e torna-se imperioso inserir-se na sociedade do conhecimento. Temos superar essa contradição ou pelo menos diminuir esse índice que nos deixa  a baixo de diversos países, inclusive na America latina.
Fazer parte da sociedade da informação não é apenas ter acesso a tecnologia de informação e comunicação, mas saber usar.
Na rede, aprender é descobrir significados, elaborar novas sínteses e criar elos, entre parte e todo, unidade e diversidade, razão e emoção, individual e global.
O homem aprende a realidade por meio de uma rede de colaboração na qual cada ser ajuda o outro a desenvolver-se ao mesmo tempo que também se desenvolve. O grupo que trabalha em colaboração é é autor e condutor do processo de interação e criação.
Por meio de interações favorecidas pelas TIC, cada participante do grupo confronta sua unidade de pensamento com a universidade grupal, navega entre informações para estabelecer ligações com conhecimentos já adquirido, comunica a forma como pensa, coloca-se aberto para compreender o pensamento do outro e sobre tudo, participar de um processo de construção colaborativo, cujos produtos decorrem da representação hipertextual.
O papel do professor "mais do que ensinar , trata -se de fazer aprender".
Criar ambientes de aprendizagem com a presença da TIC significa utilizar a TIC para a apresentação, a articulação entre pensamentos, a realização de ações, o desenvolvimento de reflexões que questionam constantemente as ações e as submetem a uma avaliação contínua. O professor que associa a TIC aos métodos ativos de aprendizagem desenvolve a habilidade técnica relacionada ao domínio da tecnologia e sobretudo, articula esse domínio com a prática pedagógica e com as teorias educacionais que auxiliem a refletir sobre a própria prática e a transformá-la.
A aprendizagem é um processo de construção do aluno-autor e de sua aprendizagem, mas nesse processo o professor alem de criar ambientes que favoreçam a participação, a comunicação a interação e o confronto de idéias do aluno, também tem sua autoria. Cabe ao professor promover o desenvolvimento de atividades que  provoquem  o  envolvimento e a livre participação do aluno.
O professor atua como mediador, facilitador incentivador, desafiador, investigador do conhecimento.
Os alunos constroem o conhecimento por meio da exploração, navegação, comunicação, troca, representação, criação e recriação.
O movimento produzido pelo pensar em redes de conhecimento propícia ultrapassar as paredes das salas de aula e os muros da escola.
Para incorporar a TIC na escola, é preciso ousar , vencer desafios, articular saberes, tecer contínuamente a rede e criar e desatar os nós conceituais que se inter-relacionam com a integração de diferentes tecnologias.

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