sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Tecnologia na escola, criação de redes de conhecimento

O uso da tecnologia de informação e comunicação TIC na escola carrega em si mesmo as contradições da sociedade contemporânea.
Inserir na sociedade a informação não quer dizer apenas ter acesso a tecnologia de informação e comunicação, nas principalmente saber utilizar essa tecnologia para a busca e seleção de informação que permita a cada pessoa resolver problemas do cotidiano, compreender o mundo e atuar na transformação do seu contexto. Assim o uso da TIC com vista á uma rede de conhecimento favorece a  democratização do acesso, á informação, a troca de informação e experiências, a compreensão critica da realidade e o desenvolvimento humano, social cultural e educacional.
Com o uso da TIC e da internet pode se navegar livremente pelo hipertextos de forma não sequencial sem uma trajetória pré- definida estabelecer múltiplas conexões, na rede é descobrir significados, elaborar novas sínteses e criar elos.
O homem aprende a realidade por uma rede de colaboração na qual cada ser ajuda o outro a desenvolver se ao mesmo tempo que também se desenvolve. Todos aprendem juntos e em colaboração.
O grupo que trabalha em colaboração é autor e condutor do processo de interação e criação. Cada membro do grupo é responsável pela própria aprendizagem e co-responsável pelo desenvolvimento do grupo.
Nessa abordagem a educação é concebida como um sistema aberto, como mecanismo de participação e descentralização flexíveis, com regras de controle discutida pela comunidade e decisões tomadas por grupos interdisciplinares.
Ensinar é organizar situações de aprendizagens, criando situações que favoreçam a compreensão da complexidade do mundo, do contexto, do grupo, do ser humano e da própria identidade. O professor que associa a TIC aos métodos ativos de aprendizagem desenvolve a habilidade técnica relacionada ao domínio da tecnologia e sobre tudo, articula esse domínio com a prática pedagógica, e com as teorias educacionais que o auxiliam a refletir sobre a própria prática e a transforma-la visando explorar as potencialidades pedagógicas das TIC em relação à aprendizagem e á consequente constituições de redes de conhecimentos.
A aprendizagem é o processo de construção do aluno, autor de sua aprendizagem, mas nesse processo o professor alem de criar ambientes que favoreçam a participação, a comunidade, a interação e confronto de idéias dos alunos também tem sua autoria. Cabe ao professor promover o desenvolvimento de atividades que provoquem o envolvimento e a livre participação do aluno. O movimento produzido pelo pensar em redes de conhecimentos, propicia ultrapassar as paredes da sala de aula e os muros da escola.

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